Utilizando Plotly para ações da bolsa de valores
Já se perguntou como os grandes sites criam os gráficos interativos de ações?
Plotly para visualização de gráfico de área
Plotly é um dos pacotes mais usados para visualização interativa de dados. Conseguimos produzir visuais profissionais com pouco código. Incluem categorias como gráficos básicos, estatísticos, Machine Learning e de finanças.
Nesse exemplo, vamos mostrar a construção de um gráfico de área para acompanharmos cotações de empresas listadas na bolsa de valores.
Para quem estiver utilizando o Google Colab, faça o upgrade do Plotly e em seguida restart o ambiente de execução para evitar o bug que deixa o conteúdo do gráfico em branco.
Depois importamos alguns pacotes que serão utilizados nesse artigo e em outros sobre visualização de ações.
Incluímos o pandas para processamento dos dados, o DataReader para carregar os dados de ações, Datetime para trabalhar com datas e por último o plotly e suas dependências.
No trecho acima definimos a data de inicio na variável start e a data final (end)como a data de hoje. Escolhi 4 ações que gosto de acompanhar, o web.DataReader é capaz de consultar dados de diversas fontes, escolhermos o Yahoo para cotações.
Com o código abaixo geramos nosso primeiro gráfico de área com as cotações:
Ao observar o gráfico, percebemos que os dados coletados estão com algum problema.
Explorando os dados, identificamos que algumas datas não ocorreram pregões, geralmente em feriados e a API do Yahoo está enviando NaN (Not a Number) para o dataframe:
Eliminaremos essas linhas com Not a Number através da função dropna, para não alterar o dataframe original, realizamos uma cópai dos dados com o método copy( );
Na verdade, é normal necessitarmos realizar alguma operação nos dados coletados, dificilmente conseguimos utiliza-los sem nenhum tipo de processamento ou ajuste.
Por último, realizamos algumas customizações no gráfico para permitir a realização de zoom e outras filtragens:
O novo gráfico ganha alguns recursos, ao clicar nos botões do lado superior esquerdo você consegue delimitar o intervalo de visualização das cotações:
O código do nosso gráfico está disponível no github, em https://github.com/aprendadatascience/projects/blob/master/plotly_financial_area_chart.ipynb
Tente acessá-lo e testá-lo com cotações de outras empresas. As do Brasil precisam de ".SA" após o código da Bovespa.
Qualquer dúvida entre em contato no instagram @aprendadatascience
Obrigado!