Os clientes estão devolvendo o Vision Pro e a Apple não está preocupada
Olhos vermelhos, dor de cabeça, peso demais e outros problemas tem motivado a devolução do Apple Vision Pro
Após a grande hype do lançamento do Vision Pro, vários clientes começaram a anunciar que estão devolvendo o óculos [1]. Nos EUA há uma política de devolução de produtos após até 14 dias da compra, você não precisa nem explicar o motivo, apenas ir na loja e devolver.
Quais os principais motivos dessas devoluções?
Produto ainda não está pronto
Segundo a Bloomberg [2], após o lançamento ficou claro que o Apple vision Pro ainda é um produto em desenvolvimento. Há uma previsão de pelo menos 18 meses até a Apple lançar uma segunda versão com as correções e melhorias da versão atual. Apesar dos usos interessantes, ainda é dificil de imaginar o uso no dia a dia para atividades básicas.
Os clientes mais leais argumento que o modelo atual ainda é a primeira geração e que com o tempo o produto ficará melhor. “Não esqueça como era o primeiro iPhone, iPad ou Apple Watch” ou então dizem “O dispositivo não é pesado, você que está usando errado”.
A verdade é que as primeiras gerações costumam ter problemas, como a falta de conectividade 3G do iPhone ou o iPad que não permitia realizar duas operações em paralelo ou o Apple Watch não possui nenhuma proteção para a água. Ok! Mas nenhum desses produtos causava dores ou desconfortos ao usar.
Dor nos olhos ou reclamações sobre o peso
As maiores reclamações tem sido sobre dor de cabeça ou olhos vermelhos após utilizar o Vision Pro. Esse é um problema antigo dos óculos de realidade virtual. Ocorre que quando estamos utilizando esse tipo de dispositivo, piscamos bem menos que o normal e os olhos começam a ficar secos ou vermelhos. Como o próprio Zuckerberg comentou, o dispositivo é pesado demais. O Quest 3 por exemplo é 12o gramas mais leve [3].
Usar algo grande assim durante muito tempo começa a causar certo desconforto na pessoa. Ao contrário do que a Apple mostrou com as suas propagandas inicias, não me parece que é atualmente um produto para uso diário e contínuo. Na verdade é um produto que nos deixa mais solitário como pontuou Allison Johnson ainda em Julho de 2023[4].
Além disso tudo, ainda existe uma baixa disponibilidade de aplicativos para você usar com o óculos [5].
Apesar das reclamações, a Apple tem entregue um quiz para os clientes e há informações que as reclamações estão sendo enviadas para a sede da empresa na California.
Por que a Apple não está preocupada?
A empresa desenvolveu o melhor dispositivo possível com um hardware incrível e que simplesmente está a frente do seu tempo. Ou seja, ainda não está pronto para ser usado, as pessoas que compraram não conseguem utilizá-lo no dia a dia. O produto está destinado a fracassar e está tudo bem!
A Apple acredita que a “computação espacial”, termo que eles utilizam para fugir do VR(realidade virtual) e AR (realidade aumentada), é o futuro. E lançamento do Apple Vision Pro abrirá caminho para outros produtos mais baratos no futuro, sejam da Apple ou de concorrentes.
A Apple está plantando a ideia e criando um novo mercado. Os iPhones e iPads já possuem LiDar, um laser para computação espacial.
Como o próprio nome do produto diz, a Apple está registrando com um produto a sua VISÃO de futuro!
O que você acha? O Apple Vision Pro será um produto de sucesso?
Para mais conteúdo, siga no @aprendadatascience
Fontes:
[1] https://www.threads.net/@samhenrigold/post/C3Seod9Omm8
[3]https://www.theverge.com/2024/2/13/24072413/mark-zuckerberg-apple-vision-pro-review-quest-3