Google divulga suas Metas Estratégicas para 2024: Foco em IA Avançada e Eficiência Corporativa
Empresa promete Inteligência Artificial Responsável e sinaliza mais demissões.
Os últimos dois anos em particular tem sido desafiadores para as big techs, desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI todas tem sido pressionadas para lançarem seus produtos de Inteligência Artificial Generativa.
O CEO do Google, Sundar Pichai divulgou recentemente as OKRs do Google para o ano de 2024. A empresa irá focar em Inteligência Artificial segura, em novos produtos e em eficiência operacional, leia-se, mais demissões (layoffs) a caminho durante esse ano.
Sundar explica que os temas definidos como OKRs foram discutidos na reunião estratégica que ocorreu em Dezembro onde a liderança definiu as prioridades e oportunidades para o próximo ano.
O Google está em um momento positivo, com a divulgação de melhorias no ecossistema Android com o lançamento da funcionalidade Circle to Search , disponível somente nos aparelhos Pixel and Samsumg S24.
Além disso os funcionários, os Googlers, começarão a testar o Bard Advanced com o Gemini Ultra, a versão paga do Bard. Ou vocês achavam que o Google não iria monetizar o serviço igual ao GPT-4?
Por outro lado, para continuar investindo, o CEO indica que em 2024 vai ocorrer uma reorganização de funções e áreas de produtos.
Para simplificar a execução e dar velocidade em algumas áreas, camadas serão removidas. Mas não na escala do ano passada e não para todos os times.
Para quem não lembra, em janeiro de 2023, o Google demitiu cerca de 12 mil funcionários em uma tacada só. A diferença é que similar ao que a Amazon vem fazendo, a empresa promete permitir ou tentar ajudar a realocar os funcionários em vagas abertas do Google.
Imaginem o pessoal que estava trabalhando no projeto de Metaverso do Facebook, resolvem reduzir o orçamento e vão demitir todos? Será que alguns não poderiam ser aproveitados em outras áreas?
É isso que o Google está prometendo para esse ano.
Ao final o CEO disse que participará em breve de uma reunião aberta, chamada de TGIF, acrônimo para Thanks God Is Friday, onde responderá a dúvidas e comentará mais detalhes a todos.
Antes de vermos as OKRs de fatos:
O que são OKRs?
OKR significa Objectives and Key Results, uma nova abordagem para gerir metas que têm despertado interesse por terem sido um case de sucesso na Intel, Amazon, Airbnb, Linkedin e outras empresas do Vale do Silício.
Segundo John Doerr, autor do livro Avalie o que Importa:
“Os OKRs são uma metodologia de gestão que ajuda a garantir que toda empresa concentre os esforços nas mesmas questões importantes em toda a organização.”
E os Resultados-Chave (KR) “estabelecem e monitoram como chegamos ao objetivo. Os OKRs efetivos são específicos e limitados no tempo, agressivos, porém realistas. Acima de tudo, são mensuráveis e verificáveis.”
OKRs do Google para 2024
As OKRs não tem uma hierarquia entre si, portanto não podemos dizer que a primeira é a mais importante e assim por diante. Já deixo uma crítica pela quantidade, os autores costumam recomendar de 3 a 5 para um período e o Google anunciou 7.
1. “Deliver the world’s most advanced, safe, and responsible AI.” e
5. “Provide the world’s most trusted products and platforms.”
O Google foi muito pressionado para realizar o lançamento do Bard, contundo fontes da empresa diziam que o Google não podia colocar a sua reputação em jogo e lançar uma ferramenta do tipo as pressas. Digamos que a OpenAI não tinha muito a perder, mas o Google sim.
Essas duas OKR indicam que o Google vai investir pesado contra os concorrentes, mas sem deixar de lado a segurança e a IA responsável.
2. ”Improve knowledge, learning, creativity, and productivity.”
Melhorar o Conhecimento pode significar investir em tecnologias e plataformas que facilitam o acesso e a disseminação de informações confiáveis e úteis. O Google é a empresa que possui a maior quantidade de dados indexados do mundo. Para fomentar a aprendizagem e criatividade podemos lembrar do desenvolvimento de ferramentas como o Workspace e Google Classroom que auxiliam no processo de educação e aprendizagem.
Integrando IA Generativa nos produtos de hoje como o Gmail, Youtube e Android o Google poderá disponibilizar muitos meios de incrementar a criatividade e produtividade.
3. “Build the most helpful personal computing platforms and devices.” e
4. ”Enable organizations and developers to innovate on Google Cloud.”
Essas duasOKR podem estar diretamente relacionada ao desenvolvimento de produtos como o celular Pixel e ao ecossistema Android. Além disso com o lançamento do Gemini e na cola da Microsoft que tem lucrado muito com a plataforma Azure, o Google precisa expandir a lucratividade dos novos produtos e da Google Cloud. Em parceria inédita com a Samsung, os novos modelos de IA já estarão disponíveis no aparelhos. Google também está oferecendo serviços de Inteligência Artificial para empresas da área de vendas.
6. “Build a Google that’s extraordinary for Googlers and the world.”
Essa aqui é a OKR do time de Gestão de Pessoas. Depois de tantos layoffs desde 2023 o clima interna do Google não deve estar bom. Os Resultados-Chaves (não divulgados externamente) da área de recursos humanos devem estar ligados a melhorar o engajamento e comprometimento dos Googlers. Quando você os seus colegas sendo demitidos, começa a pensar quando será a sua vez e que a empresa não valoriza tanto assim o seu trabalho.
7. “Improve company velocity, efficiency, and productivity, and deliver durable cost savings.”
A última OKR foi a mais comentada pelos analistas. O que o Google quer dizer com “deliver durable cost savings”? Para a maioria essa OKR significa mais demissões. O Google tem hoje cerca de 200 mil funcionários no mundo todo e o CEO deixou claro no memorando que novos cortes e reorganizações virão. Não se pode negar que essa é uma meta pública e aberta para toda a empresa.
O que acharam dessas metas para 2024? O Google sairá vencedor nessa corrida pela AGI (Artificial general intelligence)?
Valorização das ações
O resultado dos layoffs realizados pelas bigtechs e os investimentos pesados em Inteligência Artificial tem rendido lucros para os acionistas.
Após valorizar mais de 56% em 2023, a empresa encerrou o último dia 25/01 próximo do seu valor máximo da história.
Conclusão
Na semana que vem a empresa irá divulgar o seu resultado financeiro de 2023 e saberemos de fato como os investimentos em IA e corte de gastos refletiram em lucros.
Minha opinião é que enganou-se quem lançou previsões do tipo “ChatGPT is a Google Killer”. O gigante tem muito poder de fogo (dinheiro) e dados para competir nesse setor.
Íntegra do Memorando:
“Googlers,
This week we’ll be publishing our 2024 company-wide OKRs. They build on the themes we discussed at the Strategy Meeting in December and define our priorities and opportunities for the year ahead in AI and beyond.
Just a few weeks in, we’re already seeing some great momentum. Last week at CES we shared improvements we’re making to the Android ecosystem. This week at Samsung’s Unpacked we introduced our latest Circle to Search innovation (available soon on Pixel and S24) and a deep Cloud partnership. Next up: Googlers can dogfood Bard Advanced with Gemini Ultra, starting today at go/bard (details on the dogfood are in your inbox). Lots more to come in Q1.
At the same time, many teams are already executing on their business plans for 2024. We have ambitious goals and will be investing in our big priorities this year. The reality is that to create the capacity for this investment, we have to make tough choices. For some PAs and functions, this means reorganizing and, in some cases, eliminating roles, similar to the work a number of teams started in H2 2023. This also includes removing layers to simplify execution and drive velocity in some areas.
These role eliminations are not at the scale of last year’s reductions, and will not touch every team. But I know it’s very difficult to see colleagues and teams impacted. In cases where roles are eliminated, we’re working to provide 1:1 outreach, and supporting employees as they look for new roles at Google and beyond.
Many of these changes are already announced, though to be upfront, some teams will continue to make specific resource allocation decisions throughout the year where needed, and some roles may be impacted.
I want to spend more time discussing this with all of you. We’ll have our regular post-earnings TGIF in two weeks and will take your questions there. In the meantime, many teams are heads down working on upcoming launches and new partnerships — thank you for the hard work and and look forward to seeing all the progress we’ll make in 2024.
- Sundar”
Links:
https://blog.google/products/search/google-circle-to-search-android/
https://www.cnbc.com/2024/01/11/google-cloud-launches-new-generative-ai-tools-for-retailers.html