Aspas simples, duplas ou triplas em Python?
São a mesma coisa ou há alguma diferença prática entre elas?
Em Python, uma string é uma sequência de caracteres. Para definir uma string podemos começar e terminar com aspas simples ou aspas duplas. As duas escolhas produzirão uma variável do tipo string:
Para que servem as aspas simples em Python?
As aspas simples são geralmente utilizadas para marcar uma citação ou uma citação dentro de outra citação.
Em Python, as aspas simples são utilizadas para literais de strings como no exemplo das variáveis var_string e var_string2 . A questão é que nenhum dos casos possuía uma citação interna.
Mais exemplos de aspas simples em Python
No código abaixo mostramos mais alguns exemplos de variáveis utilizando as simples. A variável expressao utiliza a citação em aspas duplas dentro da string delimitada com aspas simples.
Em português não teríamos tantos problemas, mas em inglês as aspas são utilizadas nas contrações de verbos e para representar a posse de algo.
Para esse exemplo abaixo a string não poderia ser delimitada por aspas simples.
E quando utilizamos as aspas duplas?
As aspas duplas são melhor utilizadas para citações maiores, por exemplo: "Eu espero que você esteja lá amanhã". Em Python, as aspas duplas são utilizadas da mesma maneira que as aspas simples, mas a recomendação é utilizarmos quando sabemos que existirão outras citações dentro da string.
No exemplo acima resolvemos o nosso problema da frase em inglês. Agora que utilizamos as aspas duplas podemos utilizar o He's sem problemas.
Principais diferenças entre a utilização de aspas simples e duplas em Python
As aspas simples são mais recomendadas para identificar variaveis, identificadores ou atributos diretamente: var = 'carro' ou cor = 'azul' ;
Aspas simples também costumam ser utilizadas em expressões regulares, chaves de dictionary e em SQL.
Já as aspas duplas utilizamos para representar texto. Afinal, em um texto podemos encontrar alguma citação pelo caminho e poderemos utilizar aspas simples para isso.
Aspas Triplas em Python
E no caso que a string/texto possua tanto aspas simples como aspas duplas nas citações?
Para esse problema, o Python permite a utilização de aspas triplas.
As aspas triplas também permitem a utilização de strings em múltiplas linhas, retirando a limitação do python a linhas simples.
Exemplos de aspas triplas
Observem que ao utilizarmos as aspas triplas o Python entende as aspas simples e duplas são parte da string e não um marcador especial.
Podemos utilizar para criar conteúdo em mais de uma linha como no exemplo abaixo:
Utilização do caracter de escape \
O \
é um caractere de escape usado para armazenar caracteres que normalmente não podem ser armazenados dentro de uma variável de string em Python. Podemos utilizar a barra invertida para representar as aspas dentro de uma string:
O caracter de escape \ é uma maneira mais legível de trabalhar com aspas dentro de string, facilita muito a leitura. Busque utilizar esse recurso sempre que puder.
Conclusão
Tipicamente, as aspas simples ou duplas podem ser utilizadas alternadamente entre si para criar uma string. Contudo, dependendo do conteúdo das strings é melhor escolhermos uma especificamente. No caso da string possuir aspas simples, utilize aspas duplas para delimitar a variável. No caso da string possuir aspas duplas, utilize aspas simples para delimitação.
As aspas triplas podem ser utilizadas para textos maiores, mas lembre-se de utilizar a barra invertida. Melhora a legibilidade.
Para mais conteúdo, siga no instagram @aprendadatascience ou acesse conteúdo no site www.aprendadatascience.com ;