Amazon começou a utilizar IA Generativa para sumarizar reviews de produtos

Alex Barros
4 min readAug 15, 2023

--

Você se sentiria mais seguro em ler uma avaliação gerada por Inteligência Artificial?

A Amazon anunciou que começará a utilizar Inteligência Artificial Generativa para ajudar os clientes a entender o que outros clientes estão dizendo sobre um produto. A ideia é que você não precisa mais ler várias avaliações individuais, uma IA fará isso por você.

Para termos uma ideia, a Amazon disse que seus 125 milhões de clientes escreveram 1.5 bilhões de avaliações no ano passado. Esse é um dos recursos mais antigos e mais importantes para a empresa desde o seu lançamento em 1995.

No inicio não foi consenso no mercado, mas os consumidores gostaram e logo outras empresas passaram a também adotar as avaliações em seu site. Hoje em dia utilizamos as avaliações em quase todas as compras on-line e dos mais variados tipos de produtos.

Como irá funcionar?

Segundo a empresa, essa nova tecnologia irá escrever um parágrafo curto na página de detalhes do produto, destacando as principais características e os sentimentos dos usuários segundo as suas avaliações/reviews.

Segundo a Amazon, esse texto expressaria o senso comum das avaliações de modo mais rápido/prático. Além disso, as principais características do produto seriam destacadas através de botões clicáveis, ao clicar em um botão, as avaliações que mencionam esses atributos seriam filtradas.

Uma funcionalidade similar já havia sido oferecida para as palavras mais frequentes encontradas nas avaliações, também disponível através de botões clicáveis.

A nova funcionalidade será disponibilizada para alguns compradores dos Estados Unidos somente para dispositivos móveis e para uma seleção de produtos.

Durante os testes, a empresa irá trabalhar para melhorar o seu modelo de IA e a sua eficácia(fine tunning). Com o tempo, esse recursos deve ser disponibilizado para outras localidades e também expandido para incluir categorias adicionais.

E quais os problemas e desafios?

A qualidade dos resumos que a a Inteligência Artificial irá criar vai depender da qualidade dos dados que ela receber como entrada e a Amazon vem lutado há anos com reviews falsos e confusos, incluindo avaliações pagas.

Em 2021, a empresa admitiu ter bloqueado 200 milhões de reviews fakes feitos no ano anterior. Também vem gastando dinheiro processando vendedores que compraram avaliações falsas.
Ano passado, processou 10 mil administradores de grupos no Facebook que realizavam a comercialização de avaliações falsas.

Em Abril de 2023, a corte de comércio multou uma empresa de suplementos em 600 mil dólares por fraudar o sistema de avaliações da Amazon onde produtos similares podem ter suas avaliações agrupadas em uma única página.

Por exemplo, produtos com cores diferentes, tamanhos ou quantidades estariam associadas para fins de avaliações e notas dadas pelos consumidores. Contudo, a empresa usou esse recursos para agrupar produtos antigos com boas avaliações a novos produtos e com fórmulas diferentes.

A empresa multada fez um merge de um produto antigo e bem avaliado com um novo, fazendo com saltasse para 1000 avaliações e 4.5 estrelas de nota, antes do merge das páginas possuía apenas 26 reviews and 3.2 estrelas.

Com o crescimento das capacidades das Inteligências Artificiais, as avaliações falsas podem se tornar até mais difíceis de serem identificadas já que o texto está se tornando cada vez mais parecido com o escrito por humanos, levando a uma nova explosão de avaliações fakes.
A Amazon terá que combater o uso de avaliações geradas por IA para que a nova funcionalidade seja útil de verdade, a estratégia por enquanto é utilizar somente as avaliações com compras verificadas, além de continuar investindo recursos para proativamente parar as avaliações fake:

“Isso inclui modelos de aprendizado de máquina que analisam milhares de pontos de dados para detectar riscos, incluindo relações com outras contas, atividade de login, histórico de revisões e outras indicações de comportamento incomum, bem como investigadores especializados que usam ferramentas sofisticadas de detecção de fraude para analisar e evitar que avaliações falsas apareçam em nossa loja”

A Amazon também afirmou em comunicado recente que está usando Inteligência Artificial Generativa em várias linhas de produtos, começamos a ver algumas soluções chegarem aos clientes.

Vivemos uma nova era mesmo.

Para mais conteúdo siga @aprendadatascience ou acesse o site www.aprendadatascience.com

Fontes:

https://www.retaildive.com/news/amazon-generative-ai-reviews/690852/#:~:text=Amazon%20is%20using%20generative%20artificial,detailing%20information%20about%20the%20item.

--

--

Alex Barros
Alex Barros

Written by Alex Barros

Engenheiro da Computação. Mestre e Doutorando em Computação Aplicada. Coordenador do Escritório de Projetos e Processos no TRT8.

No responses yet