#3DSW — Apple negocia acordo de $50mi com gigantes de notícias; Salário de 1$mi para engenheiros da Meta e New York Journal processa OpenAI
Olá meus amigos e minhas amigas, algumas noticias das últimas semanas, antes que 2023 acabe.
- Apple negocia acordo de 50 milhões de dólares com gigantes do setor de notícias e jornalismo
Segundo o jornal New York Times, a Apple estaria em contato com grande empresas de publicação e jornalismo para licenciar o uso dos seus dados, noticias e artigos. Segundo fontes houve contato comercial com a NBC News, IAC, e da publicadora dona da Vogue e New Yorker.
Os acordos seriam na faixa de 50 milhões de dólares por alguns anos de uso dos dados. Esse movimento indica que a Apple começa a investir mais forte no desenvolvimento dos seus modelos LLMS (Large Language Models) e de IA Generativa em 2024 depois de ficar um pouco para trás na corrida em 2023.
Por um lado, esse movimento pode indicar que a Apple quer evitar problemas jurídicos no futuro sobre a propriedade dos dados que utilizou no treinamento.
Por outro, ainda há muitas incertezas pelo setor de jornalismo, será que após treinar os seus modelos a Apple não seria capaz de competir com os grandes pela produção de noticias e artigos com o uso de Inteligência Artificial?
E uma vez que acordo seja formalizado, a Apple não usará outras fontes de dados para treinar seus modelos? Também irá remunerá-los de alguma maneira?
Essa discussão por propriedade dos dados ainda ficará aquecida durante o próximo ano.
2. Como estão os salários dos engenheiros das BigTechs? Na Meta há Principal Engineer com remuneração de 1 milhão por ano.
A levels.fyi publicou o seu relatório de final do ano com as médias de compensação financeira das big techs. É bom saber que as remunerações nos EUA variam muito, várias empresas oferecem um salário menor mas pagam bônus de ações e bônus em dinheiro que dão uma grande turbinada no valor anual.
A maioria dos cargos teve apenas uma pequena variação quando comparado com o ano de 2022. O cargo inicial de Engenheiro de Software estaria pagando em média 175 mil dólares por ano.
O que chamou a atenção de verdade foi a remuneração registrada para o cargo de Principal Engineer, um cargo acima do Senior e do Staff Engineer. Tipicamente com mais de 15 anos de experiência e com poucas pessoas na empresa nesse nível (3%).
O Facebook registrou 1 milhão de dólares de compensação financeira total para o cargo. Grande parte desse valor veio de opções de ações.
Ficou animado para tentar uma carreira na gringa?
Referência: [1]
3. New York Times processa OpenAI e Microsoft por usar suas noticias no treinamento dos modelos
O New York Times está processando a OpenAI e a Microsoft por violar a lei de direitos autorais ao usar o conteúdo do Times para treinar modelos generativos de IA.
A ação está em andamento no Tribunal Distrital Federal de Manhattan, onde o Times afirma que milhões de seus artigos foram usados para treinar modelos de IA, como o ChatGPT da OpenAI e utilizado no Copilot da Microsoft.
A proposta de resolução é muito simples, o Times pede que a OpenAI e Microsoft destrua o seu modelo de dados e pague uma multa pelos danos relacionados à cópia e uso ilegal de obras exclusivamente valiosas do The Times.
A empresa alega que os riscos são muito maiores, podendo ameaçar o jornalismo e prejudicar a sociedade.
Em comunicado enviado por e-mail, um porta-voz da OpenAI disse: “Respeitamos os direitos dos criadores e proprietários de conteúdo e estamos comprometidos em trabalhar com eles para garantir que se beneficiem da tecnologia de IA e de novos modelos de receita. Nossas conversas contínuas com o The New York Times têm sido produtivas e avançando de forma construtiva, por isso estamos surpresos e decepcionados com este desenvolvimento. Temos esperança de encontrar uma forma mutuamente benéfica de trabalharmos juntos, como estamos fazendo com muitas outras editoras.”
Desde o lançamento do ChatGPT, centenas de organizações de notícias estão agora usando código para evitar que OpenAI, Google e outros escaneiem seus sites em busca de dados de treinamento.
O conflito entre fornecedor e ponto de venda levou a um número crescente de batalhas legais, sendo a do The Times a mais recente.
Referências: [1]
Nas últimas semans vimos a Apple buscando um acordo para começar a desenvolver os seus modelos e a Microsoft/OpenAI sendo processada por já ter usado. Em meio a esse aquecimento do mercado é de encher os olhos o total de remuneração que os engenheiros de software estão recebendo nos EUA.
Mantenha-se atualizado, pois a inteligência artificial continua a moldar nosso mundo de modo acelerado.
Até a semana que vem!
🤖📈🌐
Alex Barros — Data Science Weekly
Newsletter do @aprendadatascience